Contatos em (51) 3061.9626

Descubra como funciona o mercado de trabalho para intercambistas na Austrália

Por Thiane Ceconi | há 5 anos - 18.01.2019

Você tem interesse em trabalhar na Austrália e não sabe como é o mercado de trabalho para intercambistas? A USB pode lhe ajudar!

G’Day, Mate!

Na Austrália, o índice de desemprego que não foge muito dos 5%, então são muitas as oportunidades de trabalho para intercambistas (para os que possuem o visto adequado)

O visto de estudante dá o direito de trabalhar 20h por semana. Para isso, você precisa estar matriculado em um curso de 20h semanais com período de duração mínimo de 14 semanas (3 meses e meio).

Mas que tipo de trabalho intercambistas conseguem in the land down under?

A habilidade chave aqui é o nível de inglês.

Se você tem inglês básico que limita muito a sua comunicação com estrangeiros, as opções são mais limitadas e os salários são menores. Nesse nível de inglês você sabe se apresentar, agradecer e dar algumas poucas respostas, como o local onde mora e de onde você vem. É comum que e você tenha muita dificuldade para compreender o que os estrangeiros falam. Com um nível de inglês intermediário você já sabe “se virar” melhor. É provável que já tenha estudado aqui no Brasil numa escola boa, mas ainda se atrapalha em discussões mais complexas e, às vezes, sente falta de vocabulário quando vai descrever algo. Você até consegue conversar de maneira mais espontânea, descrevendo situações cotidianas e questões mais técnicas da sua área de atuação… não compreende tudo 100%, mas “consegue se virar bem”. Agora, se você já assiste a filmes e séries sem legenda e entende tudo (tudo mesmo), consegue conversar com um gringo sem sem enrolar, você tem inglês avançado. No nível avançado, ficar “procurando” as palavras para se expressar não é mais uma preocupação; A conversa flui e o entendimento é tranquilo, inclusive de mensagens implícitas.

OBS: Trabalhar na sua área de atuação não é tão fácil assim independentemente de você ter inglês avançado. Você irá competir com profissionais residentes da Austrália com a mesma capacitação. Não é fácil, mas também não é impossível! Se dedique, estude inglês e pegue todas as dicas e aproveite todas as oportunidades que a escola te oferecer.

E o meu currículo? Preciso me comportar de maneira diferente na entrevista? Como consigo agendar as entrevistas?

A maioria das escolas com as quais a USB Intercâmbio trabalha tem centros de apoio para ajudar os alunos a conseguirem um emprego e se adaptarem ao mercado de trabalho local. Oficinas de adaptação de currículo, workshops de entrevistas e dinâmicas em grupo são comuns nas nossas escolas parceiras. Nenhuma escola consegue garantir 100% um emprego pra você, mas eles te darão um empurrãozinho!

Quais são os trabalhos mais comuns para quem tem um nível básico de inglês? Quanto pagam esses empregos?

O seu emprego com esse nível de inglês não poderá exigir muito diálogo em inglês, então as posições mais comuns estão nas áreas de limpeza, jardinagem, lavador de pratos, ajudante de obra, paisagista, babá, empacotador e ajudante de mudança. São trabalhos mais físicos e a média de pagamento é 18 a 25 dólares por hora.

E para quem tem o nível intermediário?

As possibilidades aumentam devido ao fato de que você entende clientes e consegue conversar com eles, podendo trabalhar como assistente de garçom, equipes para eventos, bartender, manobrista, cozinheiro, entregador, ajudante geral de serviços, ajudante de cozinha/pizzaria/varejo e até garçom. A média salarial por hora é de 20 a 28 dólares, dependendo da demanda de cada cidade.

E com o inglês avançado?

A lista aumenta ainda mais e você pode ser um assistente de administração, barista, concierge, caixa de supermercado/comércio, ou até mesmo tentar um estágio na sua área. Vale dizer que muitas vezes os estágios não são remunerados nos primeiros três meses, então é bom se programar se é isso que você procura. A média salarial por hora dos tipos de trabalho mencionados são de 22 a 30 dólares por hora.