Contatos em (51) 3061.9626

Estudo e Trabalho no Canadá? Entenda como funciona.

Por Rafaello Severo | há 5 anos - 13.09.2018

Muita gente busca uma oportunidade de estudo e trabalho no Canadá. Fazer um intercâmbio no exterior é uma experiência que não só traz benefícios profissionais, como também pessoais.

COMBINE ESTUDO E TRABALHO NO CANADÁ

Muita gente busca uma oportunidade de estudo e trabalho no Canadá. Através da imersão em uma outra cultura, o estudante tem contato com um novo idioma, diferentes hábitos, costumes, e tem a chance de estar em contato com universidades e empresas estrangeiras que lhe podem ser úteis na carreira profissional.

Para participar do programa Estudo & Trabalho no Canadá

O aluno deve fazer matrícula em um curso com no mínimo 6 meses de duração em uma escola devidamente designada pelo governo canadense, que está aprovada para oferecer programas que requerem o visto de estudo. Para cursos com menos de 6 meses de duração, o aluno não precisa de visto de estudante, podendo ter apenas o visto de visitante, que não dá direito à trabalho.

Para ter a permissão para trabalhar no Canadá

O aluno deve estar matriculado em um curso vocacional, comumente conhecido como Career College. Esse curso deve ter caráter profissional, relacionado a areas como Administração, Marketing, Turismo, Design, Tecnologia da Informação, entre outros. Cursos de idiomas não qualificam para obter a permissão para trabalhar.

Pré-requisitos para ter a permissão para trabalhar no Canadá

O aluno precisa ter o Ensino Médio completo e inglês nível Upper Intermediate. Caso o nível do aluno não seja adequado, ele poderá estudar inglês até atingir o nível necessário para ser admitido no curso vocacional. Ele poderá trabalhar apenas quando iniciar o curso vocacional, não podendo trabalhar durante o período do estudo de inglês.

Cursos disponíveis de 1 a 2 anos

A USB Intercâmbio oferece cursos vocacionais, em Colleges e Faculdades designados pelo governo, em áreas variadas, como:

• Administração
• Marketing
• Negócios Internacionais
• Tecnologia da Informação
• Engenharia
• Design
• Culinária
• Animação e 3D
• Hotelaria e serviços
• Turismo e Hospitalidade
• Entre outros

Sobre o trabalho

Normalmente os estudantes conseguem trabalho na área de serviços, atendimento ao público e hotelaria. Alguns empregos incluem serviço de garçom, ajudante de cozinha, vendedor de loja, caixa de loja ou restaurante, barista, arrumação em hotel, entre outros. São trabalhos mais fáceis de conseguir, com salário mínimo (em torno de US$D 10,85 por hora) desenvolvidos por até 20 horas semanais.

Colocação em vaga de emprego

O aluno é responsável por procurar pelo próprio emprego nos programas de estudo e trabalho no Canadá. Algumas escolas com cursos vocacionais auxiliam os alunos a montar o currículo em modelo canadense e a procurar emprego.

Outras opções para trabalhar no Canadá

Para cursos em career colleges, faculdades ou universidades, o aluno tem ainda as opções de trabalho “co-op” e “post grad work permit”. O co-op é equivalente a um estágio, que é obrigatório para a conclusão de alguns cursos e conta como parte acadêmica (é parte da grade curricular). O co-op é oferecido pela escola, e não pelo governo, e é realizado após a conclusão do curso ou intercalado entre semestres de estudo e estágio. Já o Post Grad Work Permit é uma permissão de trabalho concedida pelo governo para alunos que graduam de cursos de no mínimo um ano de duração, em uma instituição de ensino superior aceita pelo governo (geralmente, faculdades públicas, mas instituições privadas que oferecem diploma bacharel ou pós graduação também são aceitas). O aluno deve requerer esse visto Post Grad Work Permit após terminar os estudos. O visto PGWP que nem sempre está disponível para todos os programas de estudo e trabalho, tem duração de no máximo 3 anos.

Lembre-se que a concessão de vistos para quaisquer programas no Canadá, inclusive para todo e qualquer programa de estudo e trabalho no Canadá não é um direito de qualquer estrangeiro, portanto o ideal é que você apresente sua documentação muito bem preparada e organizada. Nós, da USB, podemos te ajudar com isso!

Dicas para te ajudar a encontrar emprego

Confira algumas dicas valiosas para te ajudar a encontrar o emprego que você quer.

Seja proativo: não espere que um trabalho caia do céu, só porque está participando de um programa de estudo e trabalho, corra atrás e trabalhe duro para conseguir uma vaga de emprego.

Lembre-se de ser sempre gentil: a primeira impressão conta muito.

Sorria sempre e mantenha uma atitude positiva: tanto no telefone quanto pessoalmente.

Seja paciente e persistente: procurar emprego é um processo que demanda tempo e dedicação e sabemos que o sucesso na participação em um programa de estudo e trabalho depende muito de sua persistência.

Tenha um excelente currículo em mãos: peça ajuda aos seus professores e colegas para editar as informações necessárias.

Fique atento às normas locais: o formato do currículo é diferente em cada país e geralmente não contém foto, data de nascimento, estado civil, filiação, entre outros.

Faça uma carta de intenções para cada tipo de vaga, contando porque você gostaria de ter esse trabalho e como suas habilidades irão acrescentar no crescimento da empresa.

Pratique antes de uma entrevista de emprego, pesquise sobre a empresa e treine algumas perguntas que possam vir à tona.

Faça uma lista com o nome de cada estabelecimento que você entrou em contato, com informações como endereço, telefone, dia que você visitou/enviou currículo, nome da pessoa que você entrou em contato, etc…

Quando alguém telefonar você saberá exatamente do que se trata. Esteja ciente de que o processo entre entregar currículos, agendar a entrevista e ser contratado pode demorar até um mês (ou mais) em alguns casos.

Não há como garantir o tempo exato. Alguns alunos conseguem emprego em uma semana, outros demoram dois meses. Se programe! No hemisfério norte, como uma regra geral, entre os meses de março à maio e agosto à setembro, existem mais empresas contratando.

Se você está inseguro quanto a possibilidade de não conseguir vagas, opte pela colocação com a escola, e a mesma irá garantir entrevistas de emprego para você.

Onde procurar emprego

Dê uma caminhada em centros comerciais e procure por placas que dizem “hiring” ou “need help” para encontrar vagas de emprego.

Quando deixar o currículo pessoalmente, sempre peça pelo gerente (manager), já que o mesmo é quem tem o poder de contratar novos funcionários.

Se ele não estiver disponível, deixe o currículo com outro atendente ou volte mais tarde para entregar pessoalmente à pessoa responsável. Use sites para procurar pro empregos. Os mais comuns: workopolis, monster e craigslist.

Converse com as pessoas e conte que você está procurando emprego em uma determinada área.

Nunca se sabe quando uma pessoa pode te ajudar a conseguir a vaga que você está buscando!

 

E lembre-se: Study and Work é com a USB! Entre em contato conosco e comece a planejar a melhor experiência da sua vida!