Contatos em (51) 3061.9626

Trabalho Voluntário

Por Clovis Homero | há 6 anos - 22.01.2018

Ser voluntário implica dedicação, comprometimento e desprendimento, pois implicitamente, quando nos dispomos a realizar uma atividade não remunerada que auxilia a desconhecidos.

Ser voluntário implica dedicação, comprometimento e desprendimento, pois implicitamente, quando nos dispomos a realizar uma atividade não remunerada que auxilia a desconhecidos, vamos em busca de uma resposta a nossa inquietação interior. Assim, voluntariar-se nos permite a ruptura de prévios paradigmas e, pessoalmente, nos possibilita uma transformação.

Ademais, há uma importância social incontestável, pois é através do trabalho desenvolvido pelos voluntários do terceiro setor, que se  atendem necessidades muitas vezes não supridas pelo Estado, além de garantir o resgate da cidadania.

Trabalho voluntário

Aliás, uma das mais novas (e interessantes) modalidades de intercâmbio no exterior é o trabalho voluntário. Trabalhar como voluntário no exterior é uma experiência muito enriquecedora, e faz o viajante se aprofundar ainda mais na cultura local. “O voluntário tem a chance de ter um contato com outra realidade e cultura, aperfeiçoar o idioma estrangeiro, conhecer lugares incríveis e ter esse diferencial que é contar com uma experiência internacional no currículo”,.

Esse tipo de programa é muito comum em países europeus, onde as crianças e adolescentes encontram na grade de atividades da escola uma carga horária que precisam cumprir fazendo trabalhos voluntários. “Apesar desta prática ainda não ser tão popular no Brasil, estamos notando um crescimento de 200% ao ano”,. Um dos fatores que mais tem contribuído para esse crescimento é o fato de muitas empresas multinacionais estarem abrindo escritórios no Brasil, além do tema sustentabilidade e cooperativismo estarem super em alta. “As empresas veem com bons olhos candidatos a vagas de emprego que tenham vivência no exterior somada ao trabalho voluntário, pois isso significa que o jovem tem mente aberta e facilidade para se adaptar a novos ambientes”,

Escolha seu destino

O primeiro destino para trabalho voluntário é África do Sul. Lá, os viajantes podem trabalhar em parques nacionais de preservação, sob a supervisão de especialistas em vida animal, e cuidar de animais em extinção, doentes ou abandonados. Há também a opção de trabalhar em escolas públicas locais, para ajudar professores do ensino infantil – o que é uma ótima oportunidade para jovens que querem iniciar carreira na área de educação.

Ali perto, na Namíbia, também funciona um esquema de trabalho voluntário na Noah’s Ark, um centro de reabilitação de vida selvagem, onde os voluntários ajudam a cuidar de chitas e babuínos, e monitorar os bichinhos que estejam em situações de perigo.

Na Índia, os voluntários trabalham junto a ONGs e empresas que realizam trabalhos sociais e ambientais com crianças e animais da fauna local. Além da experiência do trabalho voluntário, os participantes também se engajam em diversas outras atividades e passeios turísticos, como safáris em camelos e tigres, e visitas a locais como o Taj Mahal, uma das sete maravilhas do mundo .

Já no Peru, único destino com idioma espanhol, os trabalhos desenvolvidos acontecem geralmente em períodos de duas a doze semanas, e envolvem o cuidado de pessoas e animais envolvidos nos projetos. Lá, os participantes podem ajudar em atividades educacionais, assistenciais e ambientais em escolas, centros médicos e reservas naturais.

E se em algum momento você pensou “mas onde é que entra a diversão nisso tudo”, calma que tem mais: muitos destes projetos oferecem atividades culturais e turísticas – a Índia , por exemplo, oferece workshops de gastronomia regional, yoga e até aulas para que o viajante consiga se comunicar no idioma local. Os viajantes também contam com especialistas, que ajudam nas tarefas, e no final da viagem, recebem um certificado de participação.

Animou em viajar pelo mundo e de quebra, ajudar pessoas e animais? Para fazer a viagem acontecer, basta entrar em contato com alguma agência especializada em intercâmbio, que eles cuidam de tudo para você: acomodação, refeições, translados do aeroporto e até passagens aéreas podem ser reservadas. Assim, a única coisa que você vai precisar fazer é ir até lá!