Contatos em (51) 3061.9626

🤑 08 dicas para economizar no intercâmbio 🤑

Por Thiane Ceconi | há 3 anos - 06.08.2020

A maior parte dos viajantes faz intercâmbio com o dinheiro contadinho, então reunimos algumas dicas dos consultores USB, que já viajaram bastante, para economizar na sua viagem!

1) Viaje na baixa temporada

É importante conversar com o seu consultor sobre o período que você tem disponibilidade para viajar e se esse período é de alta temporada no seu país. No geral, o verão é o período de alta temporada. Assim, se você quer viajar para o hemisfério norte as férias de inverno daqui, certamente irá pagar taxas extra. O mesmo vale para o hemisfério sul: se você quer viajar para o hemisfério sul nas férias de verão brasileiras, você irá pagar taxas extras também. 

2) Cuide a taxa cambial

A partir do momento que você decide o destino, você deve começar a cuidar a taxa cambial da moeda do país que você vai viajar. Por isso é tão importante planejar uma viagem com antecedência. Você não precisará comprar todo o dinheiro de uma vez e poderá comprar seu câmbio na melhor taxa possível. Recomendamos que você acompanhe os gráficos da UOL Economia, mas lembre-se que as casas de câmbio cobram taxas de IOF e a cotação é um pouco mais alta do que a cotação da UOL.

3) Evite usar cartão de crédito

A maioria dos cartões de crédito cobra uma taxa para compras realizadas no exterior, então recomendamos que você evite utilizá-lo durante a viagem. Elas passam de 10% e, em muitos casos, a cotação do câmbio é apenas a do dia do fechamento da sua fatura. Converse com o consultor sobre a bandeira do seu cartão e ele explicará que taxas você irá pagar.

4) Compre lanches no mercado

Hmmm um lanche aqui, um lanche lá… e se foram os meus dólares! Recomendamos que você faça um passeio a um mercado e compre alguns lanches para deixar na mochila. É claro que você deve aproveitar a culinária local, mas entre refeições é importante economizar quando podemos. Isso vale também para a escolha de acomodações que possuem cozinha, assim você pode cozinhar algumas refeições e dar uma economizada. Antes de viajar, pesquise locais mais econômicos para fazer refeições! Você irá se surpreender com as delícias financeiramente acessíveis do exterior. 

5) Adquira seguro-viagem

Nesse caso você tem duas opções: adquirir um seguro privado ou conseguir o seguro da bandeira do seu cartão de crédito. Não é uma opção não contratar seguro-viagem. Muitos países irão BARRAR você na imigração aeroportuária se você não tiver seguro-viagem, então as opções realmente são: COMPRAR ou COMPRAR. A maioria dos países do exterior não tem um sistema público de saúde ou ele não está disponível para estrangeiros, então você iria pagar preços absurdos para pequenos problemas hospitalares. Não é possível comprar diversos remédios sem receita e caso você tenha uma emergência, dificilmente poderá esperar voltar ao Brasil para resolver o problema. Além disso, os seguros-viagem protegem muitas outras coisas, como as suas malas, o cancelamento dos voos e até um visto negado, então pergunte ao seu consultor qual é o seguro mais adequado pra você. 

6) Evite voar nos finais de semana/feriados

Essa questão precisa ser analisada junto à acomodação que você reservou. Por vezes é válido pagar uma noite a mais na acomodação se você conseguir um DESCONTASSO nas passagens aéreas por estar viajando num dia de semana, não no final da semana. Isso também vale para feriados, que são períodos de alta temporada para viagens.  

7) Utilize transporte público

É uma aventura que você precisa experimentar! Você terá grandes aliados nesse rolê: aplicativos como o Google Maps e o Moovit, a sua escola que com certeza irá te ajudar a adquirir um passe de ônibus e os próprios motoristas e cobradores são sempre solícitos com estrangeiros. Pedindo por favor e com licença as coisas acontecem, não precisa ter medo! É claro que antes de viajar o seu consultor irá te auxiliar ao máximo na pesquisa sobre o transporte, qual ônibus/trem/metrô você precisa pegar para ir à escola, qual o cartão de transporte que você precisa comprar, que horas precisa sair de casa, entre outras!

E você? Tem alguma dica de como economizar para acrescentar a nossa lista?

Ficou com alguma dúvida? Quer conversar sobre o seus planos de intercâmbio? Entre em contato conosco pelo WhatsApp clicando AQUI ou preencha a ficha de contato do site clicando AQUI.