Contatos em (51) 3061.9626

Como faço para estudar e Trabalhar no Canadá?

Por Thiane Ceconi | há 3 anos - 02.03.2021

Conheça aqui as regras básicas para estudar e trabalhar no Canadá: especificidade de curso, idioma, trabalho e possibilidade de levar a sua família.

QUAIS SÃO AS REGRAS PARA ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ?

Se você quer solicitar permissão para estudar E trabalhar no Canadá é necessário seguir algumas regras.

CURSO

Você precisa se inscrever em um curso técnico, graduação ou pós no país. O curso precisa ser full-time, ter duração maior do que 06 meses e a instituição precisa ser registrada pelo governo (Lista de Instituições Designadas - DLI list). Há cursos em todas as áreas, caso você queira seguir sua profissão atual ou mudar totalmente. Na USB você pode escolher entre mais de 9 mil cursos em mais de 200 instituições!

COLLEGE

Chamamos de college as instituições de ensino PÚBLICAS ou PRIVADAS que oferecem programas "técnicos" e de "pós-graduação" no Canadá, que usualmente têm duração de 8 meses a 3 anos. 

REQUISITOS

Os requisitos principais para entrar em um college são educação e nível de idioma (inglês/francês).

DIFERENÇA

Nos colleges privados, o investimento costuma ser menor e o nível exigido de inglês também costuma ser mais baixo.

Nos colleges públicos, o investimento é usualmente maior, mas há o benefício de poder levar sua família, caso esse seja o seu perfil, e poder aplicar para a PERMISSÃO DE TRABALHO PÓS ESTUDO (PGWP - Post Graduation Work Permit).

IDIOMA

Você precisa ter pelo menos inglês/francês intermediário, a ponto de acompanhar aulas inteiras no idioma. Caso você não tenha o nível necessário, é possível fazer um curso de PATHWAY, que ajuda você a chegar no nível necessário para o curso antes de começar seu college.

FATO

O nível de idioma que você tem abre portas para mais oportunidades de estudo, trabalho e imigração no Canadá.

TESTE DE NIVELAMENTO / EXAME DE PROFICIÊNCIA

Para saber em que nível você está nós dispomos de teste de nivelamento ou você pode fazer um exame de proficiência oficial como o IELTS ou Duolingo para inglês ou TEF ou DALF para francês. Os colleges privados costumam ter e aceitar testes de nivelamento próprios, que são feitos online. O nível mínimo é IELTS 4.0. Colleges públicos, em sua maioria, exigem exames de proficiência oficiais para comprovação do seu nível. O nível mínimo costuma ser IELTS 6.5.

NÍVEL

O nível de idioma necessário depende do tipo de programa que você vai fazer: cursos técnicos exigem nível mais baixo do que pós-graduações e mestrados, por exemplo.

POSSIBILIDADES - NÍVEL DE INGLÊS BAIXO

Estudar por algumas semanas/meses antes do início do seu curso (PATHWAY) e assim conquistar um nível para um programa que exige nível maior do que você tem hoje.

Estudar um curso que exige nível de idioma menor (usualmente cursos técnicos em instituições privadas).

POSSIBILIDADES - NÍVEL DE INGLÊS ALTO

Com nível de idioma alto comprovado por um exame de proficiência, além dos cursos técnicos, você também poderá aplicar para programas mais avançados (pós graduação, mestrados, MBAs) em instituições públicas.

Algumas instituições oferecem bolsas (descontos de 1-3 mil dólares) no seu curso caso você tire mais de 6.5 no IELTS, por exemplo.

ACEITE - VISTO

Após ser aceito em um curso e ter sua carta de aceite (Letter of Acceptance - LOA) em mãos, você deve aplicar para o visto de estudos.

COMPROVAÇÃO FINANCEIRA

É necessário atentar para as condições financeiras necessárias para que seu visto seja concedido. 

TRABALHO

A partir da aprovação do visto de estudos você terá permissão para trabalhar durante os estudos e após o final do curso (em caso de college público).

CARGA HORÁRIA

Durante o período das aulas você poderá trabalhar no máximo 20 horas por semana off-campus (fora da instituição de ensino). Durante as férias e períodos sem aula você poderá trabalhar horas ilimitadas.

O TRABALHO ON CAMPUS

Além das 20h em empregadores comuns, você poderá trabalhar por horas ilimitadas dentro da instituição de ensino. As posições variam desde assistente administrativo, assistente de professor, pesquisador, manutenção...

DATA DE INÍCIO

A sua permissão de trabalho valerá a partir do primeiro dia de aula do college, então não há como trabalhar durante um curso PATHWAY, por exemplo, nem há como “chegar antes” do curso para trabalhar.

POSSO LEVAR MINHA FAMÍLIA?

Sim! A melhor opção para famílias é que um dos adultos do casal estude em um College Público, mediante um visto de estudos (SP - Study Permit).

COMPANHEIRO/A

Ao mesmo tempo que você aplica para o visto de estudos (Study Permit - SP), é feita a aplicação do seu companheiro(a) para uma permissão de trabalho aberta (OWP - Open Work Permit). Esse visto permite que ele(a) trabalhe full-time (livre).

FILHOS

Com a concessão dos vistos, seus filhos terão direito a estudar em escolas públicas canadenses gratuitamente (ensino fundamental e médio).

OUTRAS POSSIBILIDADES

Caso seu curso inclua um Co-op você pode solicitar uma permissão de trabalho para seu cônjuge. Converse com a gente sobre essa possibilidade

UNICÓRNIOS

Já tivemos casos de casais que conseguiram a permissão de trabalho para o cônjuge mesmo estudando em college privado, mas são casos excepcionais. 

AO FINAL DO CURSO

Colleges públicos, cursos de bacharelado/mestrado/associate degrees em colleges privados e colleges na província do Quebec permitem que você aplique para uma permissão de trabalho aberta após o fim do curso, o famoso PGWP.

DURAÇÃO

Essa permissão permite que você trabalhe por 1-3 anos após o fim do seu curso sob uma permissão livre de trabalho (OWP - Open Work Permit). A duração dela é usualmente a mesma do seu curso, mas quem decide é o governo canadense.

COMPANHEIRO/A

Caso seu companheiro esteja viajando com você, será necessário atentar para outras regras para que ele(a) também consiga a permissão livre de trabalho para esse período.

COMO ESCOLHER O CURSO?

1. Seguir sua profissão atual
Podemos buscar as possibilidades para que você continue na mesma área que trabalha hoje, mas no Canadá. É bastante provável que você tenha que começar do zero por lá, porque não conhece o ramo local nem tem experiência no país. No entanto, um college abre diversas portas e a sua experiência prévia torna seu currículo mais atraente. 

⚖️ Um exemplo bem comum é de formados em Direito no Brasil fazerem cursos de Paralegal ou Legal Assistant para entrar no mercado local. Outra possibilidade é buscar a VALIDAÇÃO do seu diploma, um processo longo e custoso, que é regulado pela instituição credenciadora de lá.

2. Não seguir sua profissão atual e buscar algo com mais demanda lá
Duas áreas sempre terão demanda em nível federal: TI e hospitalidade. Se você buscar cursos nessas áreas e trabalhar bem com certeza se dará bem no país. 

No entanto, se você não tem interesse nessas áreas, é interessante checar sites de busca de emprego e espiar os salários e quantidade de vagas (recomendamos o indeed) ou, principalmente, dar uma checada nas profissões listadas nos PROGRAMAS DE IMIGRAÇÃO PROVINCIAIS. Elas dão uma boa ideia das necessidades atuais do país e quais empregos estão em alta.

Atenção: alguns cursos de “trade”, como da área de construção, por exemplo, exigem uma empresa “patrocinadora” por garantia, por isso é bastante importante que você saiba todos os requisitos, e disso a USB entende.
 

O QUE É COLLEGE PRIVADO?

São instituições privadas que oferecem cursos "técnicos" e pós-graduações com valores mais acessíveis e com exigências menores de nível de idioma.

PROCESSO DE SELEÇÃO
- comprovante de conclusão do ensino médio
- teste de nivelamento da escola ou exame de proficiência
- passaporte

As datas de início são bastante flexíveis. Muitos colleges oferecem mais de uma por mês.

O valor do curso em si (tuition) é, na maioria das vezes, cobrado na sua totalidade, mas alguns programas mais longos oferecem pagamento parcelado. As taxas de material e matrícula normalmente estão inclusas no valor, mas é importante confirmar. Importante: o seguro-saúde é cobrado a parte, e é obrigatório que você tenha um para entrar no país!

VANTAGENS:
- valor accessível
- nível de inglês menor
- trabalho part-time liberado durante as aulas e full-time durante as férias
- cursos com co-op (“estágio”) permitem períodos de trabalho full-time
- somam pontos de educação canadense no express entry

LIMITAÇÕES:

- não é possível aplicar para PGWP (exceto quebec e cursos que concedem grau)
- não é garantido OWP para cônjuge (mas é possível tentar aplicar)

SÃO BONS PARA QUEM:
- quer juntar dinheiro em dólar para fazer college público (ótima estratégia para casais e famílias)
- quer apenas “testar” o Canadá para ver se gosta
- tem firmeza que consegue oferta de emprego durante co-op (principalmente em BC)
- quer apenas uma experiência canadense para depois voltar para o Brasil
- quer melhorar o inglês e o currículo com um curso profissionalizante e experiência de trabalho no exterior  

Há cursos das mais variadas áreas, mas a maioria deles tem foco em negócios, marketing e hospitalidade.
 

O QUE É COLLEGE PÚBLICO?

Instituição que recebe subsídio do governo ou município para sua operação. ⚠️ ATENÇÃO: Isso não quer dizer que é gratuito estudar em um, não são equivalentes às nossas universidades e institutos federais. É a maneira mais comum de começar o plano de imigração para o Canadá, porque ajuda o imigrante a se inserir no mercado de trabalho com a educação de qualidade do país.

PROCESSO DE SELEÇÃO:

- exame de proficiência válido (IELTS, TOEFL, Duolingo…)
- traduções juramentadas de documentos (diploma de ensino médio / graduação)
- passaporte
(é possível que exijam uma média >60 na educação)

Os cursos são divididos em “termos”, que são um pouco mais curtos do que os nossos semestres acadêmicos do Brasil. A maioria dos cursos inicia no termo de setembro (fall), janeiro (winter) ou maio (summer).

O pagamento do curso em si (tuition fee) é realizado a cada termo e você também precisa pagar as taxas extras (accessory fees) uma vez por ano, que garantem seu seguro-saúde, passe de ônibus, entre outros itens. Após a aprovação, para garantir sua vaga é necessário pagar, ainda aqui no Brasil, uma taxa de “deposit” que é descontada da sua tuition.

VANTAGENS:
- seu marido/esposa pode aplicar para visto de trabalho e assim trabalhar full-time enquanto você for estudante
- filhos podem estudar em escolas públicas canadenses gratuitamente até o ensino médio  (a partir dos 4 anos)
- possibilidade de aplicar para PGWP (até 3 anos)
- somam pontos de educação canadense no express entry

DIFICULDADES:
- custo mais alto
- processos seletivos mais competitivos
- nível de inglês mais exigente
 

O QUE É PATHWAY?

Os cursos “University Pathways” são oferecidos por escolas de inglês ou pelos próprios colleges e servem como um “intensivo” prévio ao seu college, que reforça o seu nível de inglês. Eles são uma alternativa para quem não tem o nível de idioma necessário para entrar “direto” em um programa pós-secundário.

Para saber se você precisa fazer um pathway é necessário definir os cursos de college que você tem interesse, fazer um teste de nivelamento e enviar para as escolas para que seja determinado se você tem o nível necessário ou não. As escolas retornam a informação do seu nível e informam quantas semanas de Pathway você precisa para entrar no college. 

A duração mínima costuma ser de 8 semanas e com ele você não precisará fazer uma prova de proficiência para entrar no college, mas precisará estudar muito para chegar ao nível necessário. A escola “garante” ao college que você irá estudar inglês antes do college e chegará ao nível necessário, e assim você consegue uma Aprovação Condicional. O curso acontece o dia todo, usualmente das 9 da manhã às 4 da tarde e há muito dever de casa, é um intensivo de verdade. ⚠️ Atenção: não é possível trabalhar durante esse período.

O curso é pago por semana no caso das escolas de inglês e, no caso dos colleges, é pago por termo/sessão. 

Se o curso tiver duração de menos de seis meses, você pode estudar o pathway com visto de turista e fazer o visto de estudante dentro do Canadá. Ou, alternativamente, você pode aplicar para o visto de estudante diretamente aqui do Brasil.
 

O QUE É CO-OP?

Alguns cursos incluem um período de experiência de trabalho obrigatório, que funciona como um estágio obrigatório no Brasil.

É necessário aplicar para uma permissão de trabalho co-op junto com a sua aplicação para o visto de estudos. Ela é feita a partir de uma carta exclusiva sobre o co-op que a sua instituição envia junto com a sua carta de aceite (LoA).

Durante o período de co-op você apenas trabalhará, e poderá somar as outras horas de trabalho (ter, em tese, dois empregos), fazendo com que seja um período muito vantajoso para guardar dinheiro. Caso isso seja uma preocupação para você, converse com a gente para que o seu curso tenha um período de co-op de longa duração.

VANTAGENS:
- experiência de trabalho canadense que o college ajuda a conseguir
- possibilidade de juntar dinheiro
- experiência de processo seletivo e entrevistas (as instituições costumam dar workshops)
- tenha referências de trabalho canadense para demonstrar nas próximas vagas para as quais você aplicar
- college fica mais barato no termo do co-op

ATENÇÃO: na maioria das instituições há uma taxa de co-op que você deverá pagar. Ela se refere ao auxílio da instituição e também ao acompanhamento. No entanto, como você não vai ter aulas nesse período, acaba ficando mais baratinho do que um termo acadêmico normal.

Em colleges privados temos co-op de 12 semanas até um ano. Alguns colleges públicos oferecem termos alternados entre estudo e trabalho, o que também é bastante atraente. 
 

QUAIS SÃO OS HORÁRIOS DE ESTUDO?

A maioria dos colleges públicos tem aulas em períodos bem espalhados do dia, e o mercado de trabalho canadense está bem adaptado a essa realidade.

No início do termo você terá definidos os seus horários e deverá conversar com o seu empregador sobre isso e sobre os turnos de trabalho (“shifts”) que mais fecham com o seu “schedule”. 

Isso quer dizer que pode ser que você vá para o college durante 2 dias da semana e nos outros 3 trabalhe, vai depender muito da situação.

Alguns colleges privados oferecem aulas à noite, consulte a gente se você tiver interesse em aulas fixas: isso ajuda muito para quem está indo com filhos para o Canadá. No lado dos colleges públicos há algumas opções de cursos noturnos, principalmente nas áreas de TI e negócios, mas isso é raridade.

Preste muita atenção nesses detalhes caso você planeja levar seus filhos para o Canadá, OK?
 

Você encontra tudo isso detalhado no site da imigração canadense, acessando este site. Nossas postagens possuem caráter informativo e têm como objetivo a difusão do conhecimento sobre os programas de estudo e trabalho no Canadá, assim como as possibilidades que o aluno tem após terminar um curso. A USB Intercâmbio não têm por objetivo prestar consultoria ou suporte de imigração, serviços prestados por Advogados ou Consultores de Imigração. Se você tiver interesse ou necessidade de contratar um advogado ou consultor de imigração credenciado, recomendamos que acesse o site oficial do governo canadense.