Contatos em (51) 3061.9626

Documentação para viajar para a Europa

Por VBSousa | há 4 anos - 13.08.2019

Está planejando realizar um intercâmbio, mochilão ou apenas viajar pela Europa e está em dúvida sobre os documentos que serão exigidos? Então esse texto é para você!

Muito embora, os brasileiros não precisam de visto para entrar na Europa (caso passem até 3 meses), a entrada é concedida por um Agente de Imigração, que poderá pedir alguns documentos muito importantes para comprovar sua viagem. Então para não passar por nenhum aperto e ficar tranquilo, saiba quais são os documentos necessários para a entrada nos países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen:

 

Passaporte

Ele deve ter validade mínima de pelo menos 90 dias após o término da viagem. Se você não tem um, saiba como fazer o seu .

 

Visto

Brasileiros viajando a turismo de até 3 meses não precisam de visto para viajar para os países da União Europeia (nem todos os países da Europa fazem parte da UE e nem do Tratado de Schengen, procure saber se o seu destino faz parte antes da viagem). Confira sempre com o consulado sobre a exigência do visto.

 

Seguro Viagem

É obrigatório para todos os países do Tratado. E é exigido que o turista possua cobertura mínima de € 30.000 que garanta assistência médica por doença ou acidente.

 

Passagem de volta

Sim, você deve ter uma passagem de volta emitida e datada, é um item mais requisitado da imigração.

 

Comprovante de Hospedagem ou Carta Convite

Outro item que é requisitado pela imigração. Eles costumam pedir os comprovantes de reservas de hotel, hostel e Carta Convite, caso você fique em casa de algum cidadão europeu.

 

Comprovantes Financeiros

Pode ser que o agente da imigração peça que você comprove suas condições financeiras para se manter na Europa durante o tempo de viagem. Para isso, você deve levar um extrato da sua conta bancária, extrato do cartão pré-pago de viagem, extrato que comprove o limite do seu cartão de crédito ou até o valor que você tem em espécie.

 

Por fim, algumas dicas essenciais:

  • Leve toda a documentação em uma pasta e só apresente o que for solicitado;

  • Não minta;

  • Fique tranquilo;

  • Aproveite a viagem.

 

O Tratado de Schengen

Ele garante a livre circulação de pessoas dentro dos países que assinaram o acordo, então se você se manter apenas neles, passará pela imigração apenas uma vez. Confira os países que fazem parte do Tratado de Schengen: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Grécia, Hungria, Mônaco e San Marino.