Por VBSousa | há 5 anos - 13.08.2019
Está planejando realizar um intercâmbio, mochilão ou apenas viajar pela Europa e está em dúvida sobre os documentos que serão exigidos? Então esse texto é para você!
Muito embora, os brasileiros não precisam de visto para entrar na Europa (caso passem até 3 meses), a entrada é concedida por um Agente de Imigração, que poderá pedir alguns documentos muito importantes para comprovar sua viagem. Então para não passar por nenhum aperto e ficar tranquilo, saiba quais são os documentos necessários para a entrada nos países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen:
Passaporte
Ele deve ter validade mínima de pelo menos 90 dias após o término da viagem. Se você não tem um, saiba como fazer o seu .
Visto
Brasileiros viajando a turismo de até 3 meses não precisam de visto para viajar para os países da União Europeia (nem todos os países da Europa fazem parte da UE e nem do Tratado de Schengen, procure saber se o seu destino faz parte antes da viagem). Confira sempre com o consulado sobre a exigência do visto.
Seguro Viagem
É obrigatório para todos os países do Tratado. E é exigido que o turista possua cobertura mínima de € 30.000 que garanta assistência médica por doença ou acidente.
Passagem de volta
Sim, você deve ter uma passagem de volta emitida e datada, é um item mais requisitado da imigração.
Comprovante de Hospedagem ou Carta Convite
Outro item que é requisitado pela imigração. Eles costumam pedir os comprovantes de reservas de hotel, hostel e Carta Convite, caso você fique em casa de algum cidadão europeu.
Comprovantes Financeiros
Pode ser que o agente da imigração peça que você comprove suas condições financeiras para se manter na Europa durante o tempo de viagem. Para isso, você deve levar um extrato da sua conta bancária, extrato do cartão pré-pago de viagem, extrato que comprove o limite do seu cartão de crédito ou até o valor que você tem em espécie.
Por fim, algumas dicas essenciais:
-
Leve toda a documentação em uma pasta e só apresente o que for solicitado;
-
Não minta;
-
Fique tranquilo;
-
Aproveite a viagem.
O Tratado de Schengen
Ele garante a livre circulação de pessoas dentro dos países que assinaram o acordo, então se você se manter apenas neles, passará pela imigração apenas uma vez. Confira os países que fazem parte do Tratado de Schengen: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Grécia, Hungria, Mônaco e San Marino.