Contatos em (51) 3061.9626

Estudo e Trabalho: Qual visto eu preciso?

Por Rafaello Severo | há 6 anos - 15.02.2018

Cada país possui tipos de vistos diferentes, que variam de acordo com o motivo da viagem de seus visitantes.

Cada país possui tipos de vistos diferentes, que variam de acordo com o motivo da viagem de seus visitantes. Definir o tipo de visto a ser solicitado é fundamental para que o pedido de visto seja avaliado da forma correta e o risco de uma negativa seja menor. Viajar para um país com um propósito, mas com o tipo de visto errado é considerado crime e em alguns países pode gerar prisão.

Para saber o tipo de visto correto você precisa ter claro dois pontos:

  1. Quanto tempo vai ficar no país?
  2. O que vai fazer no país durante o período de estadia?

O tempo de estadia no país também pode definir o tipo de visto necessário para viajar. No caso da Austrália, se você vai fazer um curso com duração de até 90 dias, pode viajar solicitando um visto de turismo. Se o tempo do curso for superior a 90 dias, o visto correto a ser solicitado é o de estudos.

Muito procurado por Brasileiros que desejam viver uma nova experiência e trabalhar durante o seu curso o Programa “Estudo+Trabalho” busca amenizar os custos de um curso no exterior e proporcionar uma experiência única de vivenciar uma nova cultura.

 

Quais países que permitem estudar e trabalhar com visto de estudante?

Irlanda

O país é um dos mais conhecidos por permitir que estrangeiros exerçam atividades remuneradas enquanto estudam. Mas não é só chegar e procurar um trabalho, não. Para ser autorizado a trabalhar durante seu intercâmbio você precisa ter o passaporte válido, seguro-viagem e passagens de ida e volta, além de comprovar que você tem pelo menos 3.000 euros na conta e estar matriculado em um curso de, no mínimo, 25 semanas. Depois de tudo comprovado você poderá trabalhar até 20 horas semanais durante o período de aulas e em tempo integral durante o período de férias.

Austrália

Outro país que permite a contratação de estudantes é a Austrália, mas para isso você deverá estar matriculado num curso com duração mínima de 14 semanas, além de solicitar a permissão de trabalho no momento de aprovação do visto. Você também precisará preencher um formulário, apresentar um passaporte válido, realizar o pagamento de uma taxa, fazer exames médicos e apresentar comprovante escolar, extratos bancários e holerites que comprovem uma renda entre $ 2.500 e $ 3.000 para cada mês que você vá ficar no país. Com tudo aprovado, você poderá trabalhar 20 horas semanais durante as aulas e 40 horas semanais no período de férias.

 

Nova Zelândia

As empresas neozelandesas também contratam estudantes estrangeiros, porém será necessário cumprir uma lista de exigências bem extensa: você deverá estar matriculado em um curso com duração a partir de 14 semanas em uma escola reconhecida pelo governo, o valor do seu curso deverá estar integralmente pago, você precisará de uma garantia de acomodação, passagens aéreas de ida e volta, alguns exames médicos e uma comprovação de renda no valor de $2.500 a $3.000 para cada mês de permanência no país.

 

Canadá

Mais restritivo que os outros, o Canadá só permite o trabalho de estrangeiros no sistema de estágio, ou seja: você precisa estar matriculado em uma universidade Canadense. Com o programa de estudo e trabalho permitido no País você poderá, durante seis meses, viver a experiência de estudante e profissional. Você poderá realizar um estágio – que pode ou não ser remunerado – com a intenção praticar o idioma. A carga horária permitida é de 20 horas semanais durante o período de aulas e 40 horas semanais durante as suas férias. É importante lembrar que há um visto específico para este tipo de programa.

 

Sair da sua zona de conforto e buscar uma nova vivência através do estudo e trabalho em um novo país é um passo muito importante e que deve ser dado da forma mais segura possível, a não aplicação do visto correto pode causar muitos problemas durante sua estadia no país de destino. A ilegalidade pode ocasionar prisão, deportação e o impedimento de retorno ao país.

Para realizar essa experiência conte sempre com um profissional especializado. Na USB Intercâmbio auxiliamos o aluno em todas as etapas de sua viagem. Desde a escolha do destino até o retorno ao Brasil.