Contatos em (51) 3061.9626

Novo passo na aplicação do visto canadense - a coleta de dados biométricos

Por Thiane Ceconi | há 5 anos - 08.01.2019

Medida de segurança determinada pelo governo canadense modifica o processo de aplicação para vistos de turismo, estudo, trabalho e residência permanente.

“O Canadá está expandindo seu programa de coleta de dados biométricos. Desde 31 de dezembro de 2018, cidadãos de países da Ásia, Ásia-Pacífico e das Américas precisarão fornecer suas impressões digitais e uma foto quando aplicarem para um visto de visitante/turismo, de estudos/permissão para trabalho ou para residência permanente. A mesma regra foi aplicada à solicitantes de países da Europa, Oriente Médio e África em 31 de julho de 2018.

Ter dados biométricos de estrangeiros torna mais fácil para os serviços de imigração e de fronteiras impedir indivíduos que colocam em risco a segurança e proteção dos Canadenses. Isso também ajuda oficiais a verificarem as identidades dos viajantes, tornando o processamento das solicitações mais fáceis e simplificando a entrada para viajantes legítimos.

O requisito da biometria adiciona mais um passo no processo de aplicação. Solicitantes devem fornecer seus dados biométricos pessoalmente. A maioria deles irá fazer este processo em um Centro de Aplicação de Vistos (VAC) antes de ir para o Canadá.

O Governo do Canadá está tomando medidas para que o processo de coleta de dados biométricos ocorra do modo mais suave o possível. Isso inclui expandir sua rede mundial de VACs: há agora 152 VACs em 103 países, permitindo os solicitantes a irem para um VAC em qualquer país que sejam legalmente permitidos a ir. Se o solicitante está legalmente nos Estados Unidos, é possível ir a um dos 135 Centros de Suporte à Aplicação.”

Fonte:

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/news/2018/12/canadas-new-biometrics-rule-will-soon-apply-to-temporary-and-permanent-resident-applicants-from-asia-asia-pacific-and-the-americas.html

Vou precisar fornecer minhas digitais toda vez que aplicar para o visto?

Não. Quem for para turismo, estudar ou trabalhar temporariamente irá fornecer seus dados biométricos uma vez a cada 10 anos.

O que muda no processo de visto?

Após aplicado o visto, o solicitante irá receber uma requisição de coleta de dados biométricos, que será enviada pelo consulado ao seu e-mail. Mediante recebimento, a agência de vistos fará um agendamento para que a pessoa compareça ao VAC em Porto Alegre.