Contatos em (51) 3061.9626

Por que e como imigrar para o Canadá?

Por Thiane Ceconi | há 3 anos - 01.03.2021

Descubra porque tantos brasileiros sonham em imigrar para o Canadá e o que é necessário para fazer isso se tornar realidade.

POR QUE O CANADÁ?

SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA

De acordo com o US News & World Report (2020) o Canadá é 2º país mais seguro do mundo e é o #1 em qualidade de vida!

EDUCAÇÃO DE ALTA QUALIDADE

O Canadá é reconhecido mundialmente pela alta qualidade educacional do nível primário ao pós-secundário. Está há dois anos ocupando o 3º lugar em melhor educação do mundo!

MULTICULTURALIDADE, ACEITAÇÃO DE ESTRANGEIROS

Em 1971 o país adotou uma política nacional de multiculturalismo, que celebra a diversidade cultural do país e de todos os imigrantes que colaboram para o desenvolvimento da nação.

ECONOMIA FORTE E ESTÁVEL

O Canadá tem o 9º maior PIB nominal do mundo e sua economia é extremamente desenvolvida. A indústria que mais se destaca no país é a de serviços, que emprega aproximadamente 75% da população. Além de ser uma das nações menos corruptas do mundo (Corruption Perceptions Index), o Canadá está no TOP 10 em comércio exterior, fazendo da economiza do país ser bastante globalizada.

PROGRAMAS COERENTES DE IMIGRAÇÃO

Quando comparado a outros países como Estados Unidos, Inglaterra e Austrália, o Canadá oferece diversas possibilidades de imigração para estrangeiros. Os requisitos principais são alto nível de educação, conhecimento de idioma, experiência de trabalho e dinheiro para se acomodar no primeiro ano de vida no país.

OPORTUNIDADES PARA TODOS OS PERFIS

Jovem, mais experiente, pós-graduado, recém-formado no ensino médio, inglês iniciante ou avançado, com anos de experiência na carreira ou apenas um estágio, solteiro ou casado com filhos... há uma oportunidade para cada perfil de pessoa, basta encontrarmos o que mais se encaixa com o seu perfil de estudo e imigração!


MAS O QUE PRECISA PARA IMIGRAR?

SISTEMA DE PONTOS

De modo geral, o Canadá quer imigrantes qualificados. Para “escolher” cada pessoa/casal, eles montaram um sistema de pontos chamado Express Entry, de nível FEDERAL. São feitos sorteios (Draw) convidando para imigrar e os chamamentos ocorrem de acordo com o número de pontos.

O QUE É AVALIADO?
🔴 idade
🔴 nível de idioma
🔴 experiência de trabalho comprovada
🔴 educação

QUEM GANHA MAIS PONTOS

O sistema dá mais pontos para quem tem idade até 30 anos, nível de idioma avançado, 3 anos de experiência de trabalho qualificado e maior nível educacional. 

O QUE ISSO QUER DIZER

Isso quer dizer que para imigrar para o Canadá, idealmente, você precisa ter nível de idioma avançado, experiência comprovada de trabalho, ter um nível educacional alto e ser o mais novo possível. Em breve vamos ensinar você a descobrir quantos pontos tem!

E SE EU TIVER POUCOS PONTOS?

As pessoas que não têm nível avançado de idioma, alto nível de educação nem experiência de trabalho podem conquistar esses pontos estudando e trabalhando no Canadá, e é por isso que estamos aqui!

OUTROS FATORES

Há outros fatores que podem aumentar seus pontos, como oferta de trabalho, fluência em outro idioma oficial, família que já reside no Canadá... cada caso é um caso.

NÃO ESQUEÇA DELA...

A comprovação financeira! Abaixo você encontra mais informações sobre ela.

 

EXPRESS ENTRY

Express Entry é um sistema online que o governo canadense utiliza para gerenciar as aplicações para Residência Permanente, feitas por trabalhadores qualificados.

Dentro dele há diversos programas de imigração (provinciais e federais) e você pode preencher informações e adicionar seus documentos. Quanto mais qualificado você for, mais pontos você vai somar.

Cada programa de imigração faz seus draws (chamamentos) dos candidatos com as maiores notas e qualificações de acordo com os objetivos de cada programa e convida-os para aplicar para a Residência Permanente. 

Residentes permanentes tem direito de viver, trabalhar e estudar no Canadá, receber auxílio de programas sociais, saúde e são protegidos pelas leis canadenses, podendo aplicar para a cidadania após o cumprimento de outros requisitos.

É apelidado de “The Voice Canadá”, e a música que você canta são os seus pontinhos.
 

PROGRAMAS FEDERAIS DE IMIGRAÇÃO

Há três programas federais de imigração que são gerenciados através do Express Entry.

1. Federal Skilled Worker
Para pessoas que tem experiência no Brasil nos NOCs 0, A ou B. Os requisitos mínimos são CLB 7, um ano de experiência de trabalho e educação secundária. Não é necessário ter oferta de emprego, mas caso você tenha, você ganha pontos.

2. Federal Skilled Trades
Para pessoas que tem experiência em profissões específicas do NOC B. Os requisitos mínimos são CLB 4 em reading e writing e 5 em speaking e listening, dois anos de experiência na profissão nos últimos 5 anos + oferta de emprego válida.

3. Canadian Experience Class
Para pessoas que tem experiência de trabalho canadense. Os requisitos mínimos são CLB 5 (NOC B) ou CLB 7 (NOCs 0 ou A), um ano de experiência nos NOCs 0, A ou B no Canadá (nos últimos 3 anos). Não é necessário ter oferta de emprego nem ter educação secundária, mas você soma pontos caso tenha estudado lá. Atenção: Um ano de experiência é equivalente a 1560h, que pode ter sido “juntada” em mais de um ano de trabalho part-time.

Os programas que os brasileiros mais se encaixam são o 1 e 3.

 

PROGRAMAS PROVINCIAIS DE IMIGRAÇÃO

Os Programas de Nominação Provinciais (Provincial Nominee Program - PNP) são destinados a trabalhadores que têm as habilidades, educação ou experiência de trabalho para contribuir para a economia de uma província ou território específicos, que têm o desejo de viver na província específica e querem se tornar Residentes Permanentes.

Cada província tem seus programas que objetivam chamar perfis diferentes de pessoas, sempre relacionados à economia local. Algumas províncias fazem o processo dentro do Express Entry, mas outras não, sendo necessário aplicar “via papel”.

Os 8 PNPs mais famosos entre os brasileiros, resumidamente, são:

BC PNP Tech Pilot: 29 profissões na área de tecnologia em demanda na província de British Columbia.
BC PNP International Post-Graduate: mestrado ou doutorado nos cursos e instituições definidos pelo programa em British Columbia.
Atlantic Immigration Pilot: estudo de pelo menos dois anos e um ano de experiência de trabalho nas províncias do atlântico.
OINP French-Speaking: mínimo de CLB7 em francês e CLB 6 em inglês em Ontário. 
OINP Human Capital Priorities: 10 profissões em demanda na província de Ontário.
Rural and North Immigration Pilot: receber oferta de trabalho em uma das 11 pequenas cidades do programa (BC, ON, AB, SK, MB).
Caregiver: 2 anos de experiência canadense full-time como babá ou cuidador de idosos / portadores de deficiência.
Quebec Experience Program: estudar e trabalhar no Quebec.
 

NOC?

A Classificação Nacional de Profissões (National Occupational Classification - NOC) é o sistema nacional do Canadá que descreve as profissões. 

Você pode consultar a “categoria” das profissões, suas principais obrigações e atribuições, requisitos educacionais e outras informações sobre ela.

Existem 10 tipos de NOC (que divide as pessoas em áreas diferentes) e 4 níveis de habilidade. O tipo de NOC mais importante é o 0 (zero), que contém profissões relacionadas à gestão (Management occupations) e os níveis A (profissões que normalmente exigem educação universitária) e B (profissões que normalmente exigem educação pós-secundária, treinamento especializado ou treinamento on-site.

O Tipo NOC 0 engloba trabalhos como: gestores de restaurantes, de mineração, capitães de barco (pesca). O Nível NOC A engloba profissões que demandam formação universitária como médicos, dentistas e arquitetos. O Nível NOC B engloba trabalhos técnicos que demandam formação profissionalizante como chefs, encanadores e eletricistas.

Esses três NOCs são considerados de trabalho “especializado” e são os mais requisitados nos programas de imigração. Para comprovar sua experiência em qualquer profissão, seja essa experiência no Canadá ou no Brasil, você precisará saber qual o código dela. 

Clique aqui para acessar o sistema do governo para saber qual é o seu NOC. Digite o nome da profissão e leia a descrição para confirmar.
 

CLB

O Índice de Referência Linguística Canadense (Canadian Language Benchmarks - CLB) é um padrão que descreve as habilidades dos idiomas oficiais do Canadá em 12 níveis, do básico ao avançado, e tem como objetivo avaliar o conhecimento, habilidades e progressão na língua estrangeira.

Ele basicamente determina o seu nível de idioma independente do teste de inglês (CELPIP / IELTS) ou francês (TCF / TEF) que você fez, conforme as tabelas na imagem. As habilidades são avaliadas separadamente porque alguns programas não exigem o mesmo nível CLB em todas as habilidades. Ex: Federal Skilled Trades.

Para abrir um perfil no express entry sob o programa Federal Skilled Worker Program, o CLB mínimo 7. Para o programa Canadian Experience Class, com experiência em NOC 0 ou A é CLB 7, e para o NOC B é CLB 5.
 

EQUIVALÊNCIA DE DIPLOMA

Para criar seu perfil no Express Entry e participar dos chamamentos para imigrar você precisa enviar seus históricos e diplomas acadêmicos para o Canadá, para que seja feita a Avaliação da sua Credencial Educacional (Educational credential assessment - ECA). ⚠️ Algumas províncias, como NB, exigem que seja feito o ECA para matrícula no College também. 

Outro motivo para solicitar a avaliação dos seus estudos é se você pretende exercer uma profissão regulamentada em alguma província e busca obter a “carteirinha” do órgão.

Você só precisa solicitar equivalência do seu maior nível educacional, isso quer dizer que se você fez um Mestrado não há necessidade de fazer a equivalência do seu curso de Bacharelado. Agora, se você fez duas pós-graduações e quer obter os pontos pelas duas, você precisará solicitar equivalência das duas.

Há cinco empresas que fazem esse serviço para a maioria dos cursos.
- Comparative Education Service da Universidade de Toronto
- International Credential Assessment Service of Canada
- World Education Services (WES)
- International Qualifications Assessment Service (IQAS)
- International Credential Evaluation Service

Caso você pretenda exercer a profissão de medicina ou farmácia, por exemplo, será necessário enviar as suas credenciais educacionais para os conselhos profissionais dessas profissões. Seria como enviar para o Conselho Federal de Farmácia/Medicina que temos no Brasil. No entanto, caso você não busque trabalhar como um Farmacêutico per se, apenas na área, você não precisará enviar para o conselho da profissão, podendo enviar para uma das empresas citadas acima.

Atenção: a equivalência precisa ter menos de 5 anos no dia em que você criar seu perfil no Express Entry.

⚠️É importante destacar: equivalência não é a mesma coisa do que validação. ⚠️ O ECA serve apenas para confirmar para o governo canadense que sua educação é válida e correspondente a um determinado tipo de curso no sistema educacional canadense. Um tecnólogo, por exemplo, é equivalente a que curso no Canadá? Vai depender da quantidade de horas, e isso será avaliado no ECA. Para fazer o processo de VALIDAÇÃO do seu diploma, em caso de profissões regulamentadas, você passará por um processo bem mais longo com o órgão regulatório da profissão. O processo varia de província para província e é bastante longo e custoso, na maioria das vezes. Converse com a gente pra ver se vale a pena pra você.
 

COMPROVAÇÃO FINANCEIRA

É o dinheiro necessário para aplicar para um visto de estudos e também para a imigração. Não é necessário para imigração caso você esteja aplicando para o programa federal Canadian Experience Class ou caso você esteja no Canadá e já tenha oferta de emprego válida.

O valor, que é atualizado anualmente, é calculado de acordo com o número de membros da família:
1 pessoa = CA$12.960
2 pessoas = CA$16.135
3 pessoas = CA$19.836
e assim sucessivamente.

Esse dinheiro pode ser comprovado de diversas maneiras. É fundamental que você demonstre que tem acesso fácil ao dinheiro, não podendo ser comprovado com bens materiais. Você precisará solicitar um extrato detalhado do seu banco e ele vai precisar incluir dados como cabeçalho da instituição, formas de contato, seu nome, lista de débitos (cartões, financiamentos ou empréstimos), número da conta, data de abertura, saldo atual e saldo médio dos últimos seis meses. É possível mostrar esses extratos em contas correntes, poupança ou investimentos, desde que seja oferecido em conjunto o valor em dólares canadenses também. Você pode conversar com o seu banco para que o valor seja mostrado também em dólares e assim não será necessário solicitar tradução juramentada dos extratos.
 

 

Você encontra tudo isso detalhado no site da imigração canadense, acessando este site. Nossas postagens possuem caráter informativo e têm como objetivo a difusão do conhecimento sobre os programas de estudo e trabalho no Canadá, assim como as possibilidades que o aluno tem após terminar um curso. A USB Intercâmbio não têm por objetivo prestar consultoria ou suporte de imigração, serviços prestados por Advogados ou Consultores de Imigração. Se você tiver interesse ou necessidade de contratar um advogado ou consultor de imigração credenciado, recomendamos que acesse o site oficial do governo canadense.