Contatos em (51) 3061.9626

tipos de acomodação em um intercâmbio

Por Thiane Ceconi | há 3 anos - 08.07.2020

Conheça em que tipos de acomodação você pode ficar em um intercâmbio e quais as vantagens e desvantagens

A escolha da acomodação influencia muito no orçamento final e é importante considerar diversos aspectos para que o seu intercâmbio seja o melhor possível, de acordo com as suas necessidades. Nesse post apresentaremos as acomodações mais frequentemente utilizadas por intercambistas e quais as vantagens e desvantagens de cada uma.

 

Casa de família

Ficar em casa de família normalmente implica em ter inclusa alguma refeição diária. Essa é a maior vantagem, pois acaba saindo bem barato considerando quantas refeições são providas pela família semanalmente. Na maioria dos países é obrigatório que o seu quarto tenha janela, escrivaninha, cama e um móvel para que você coloque suas coisas, mas tudo é bastante simples. Na opção de alimentação bed and breakfast você terá apenas café da manhã providenciado pela família. Na opção half board você terá café da manhã e jantar durante a semana e almoço incluso nos finais de semana. Na opção full board você terá todas as refeições inclusas, mas é bom lembrar que o almoço, na maioria dos países, é apenas um lanche, sanduíche ou o jantar do dia anterior.

A desvantagem é a necessidade de informar à família uma ideia do horário que irá chegar ou o fato de dividir o banheiro com mais pessoas, sendo necessário respeitar as regras da casa, mantendo os ambientes comuns da casa organizados. A maior vantagem é a vivência com locais e a oportunidade de experimentar pratos típicos do destino, poder conversar com pessoas fluentes em inglês diariamente e fazer amizades para a vida toda. 

As casas de família normalmente estão localizadas nos subúrbios das grandes cidades, o que precisa ser considerado pois será necessário ficar mais tempo no transporte público. No entanto, em cidades como Londres ou Vancouver, é possível garantir que a família more na região da escola a partir do pagamento de uma taxa adicional. A casa de família é a opção certa para menores de 18 anos, pois é necessário que uma família local fique responsável pelo menor.

 

Residência estudantil

As residências estudantis normalmente possuem quartos de solteiro, de casal, duplos ou triplos. O valor aumenta caso você queira banheiro privativo e quarto de solteiro, e quando você reserva duplo ou triplo, é quase sempre necessário estar viajando com um amigo (a reserva das duas camas precisa ocorrer ao mesmo tempo). Em algumas residências o café da manhã está incluso, mas não na maioria delas. A maior vantagem é a liberdade e a possibilidade de fazer diversos amigos de vários países diferentes. As desvantagens são o maior custo na reserva em si, maior gasto com refeições (porque você precisará comer todas as refeições com dinheiro do bolso) e alguns problemas de vivência nos espaços comuns podem surgir (geladeiras compartilhadas). É comum que as residências estejam numa localização mais próxima da escola, o que facilita bastante na questão do transporte diário.

 

Apartamentos compartilhados

Os apartamentos compartilhados, acomodação bastante frequente no intercâmbio para Malta, são apartamentos de 3 ou 4 quartos com beliches e cozinha completa, possibilitando que os alunos tenham maior privacidade do que em residências estudantis. O custo é bastante atraente, e os quartos são separados por gênero, o que garante a segurança. Possibilitam maior interação com os colegas e normalmente estão a uma distância bem pequena da escola, excluindo, por vezes, a necessidade de utilizar transporte público diariamente.

 

Hotel

Hotéis são uma escolha perfeita para alunos com idade mais avançada, por proporcionarem mais privacidade, possibilitarem acesso à estrutura do hotel e ter serviço de camareira diariamente. O preço aumenta bastante, mas pode ser uma opção bastante atraente para programas de menor duração, ou para o início de uma aventura de longa duração, até você conseguir alugar um apartamento no destino.

 

Hostel

A acomodação em hostel (albergue) é bastante recomendada para quem quer economizar ao máximo logo que chega no destino. É de longe a mais acessível financeiramente, mas vem com as suas desvantagens, que são a divisão de quarto com diversas pessoas, o barulho e a falta de local para guardar grandes malas. No entanto, se você não tem problema com barulho, não há motivo para não gostar de ficar em um hostel. A energia é bastante divertida, e as amizades são garantidas.

 

É importante destacar que você receberá informações como o endereço da sua casa de família / residência estudantil / apartamento apenas algumas semanas antes do início das aulas. Por razões de privacidade e segurança a escola nos envia apenas no momento pré-embarque.

 

E aí, tirou suas dúvidas ou acumulou mais algumas? Chama a gente e vamos conversar!