Contatos em (51) 3061.9626

tipos de intercâmbio para a Austrália

Por Thiane Ceconi | há 3 anos - 10.11.2020

Conheça as principais opções de intercâmbio de estudo (e trabalho) para a Land Down Under!

Ir pra Austrália é o sonho de muita gente: lindas praias, cool vibe, arte por todo lado, clima agradável, segurança, boas condições de vida... são inúmeros os motivos para querer morar uns tempos por lá. É com certeza um dos destinos mais buscados pelos intercambistas, principalmente por aqueles que são apaixonados pela praia, natureza e boas risadas.

Nesse post apresentaremos os dados principais de cada programa de intercâmbio para a Austrália, incluindo as regras mais importantes e outros dados. Vamos lá?

Intercâmbio para Estudar Inglês

Esse é o programa mais frequentemente adquirido pelos intercambistas. Você pode ter nível super avançado de inglês e não tem problema, pois a escola vai realizar um teste de nivelamento na sua primeira semana, para colocar você em uma turma adequada e seguirá testando sua evolução durante o curso. Você vai pagar de acordo com o NÚMERO DE SEMANAS de aula; o mínimo para reserva é uma semana, mas para conseguir a permissão de trabalho enquanto estuda você vai precisar reservar pelo menos 13 semanas de aula. Além disso, será necessário pagar uma taxa de matrícula e taxa de material (que usualmente inclui o primeiro livro que você vai usar para estudar por lá). A carga horária é de, pelo menos, 20h semanais, o que usualmente significa 4h/aula por dia; no entanto, há cursos vespertinos, noturnos e também cursos de final de semana, então você precisa atentar para isso na hora de comparar orçamentos. O horário mais frequentemente adquirido é o curso no período da manhã, por possibilitar mais flexibilidade na busca por empregos. O foco do curso pode depender da escola mas, em sua maioria, as aulas são de Inglês Geral, que focam nas habilidades de comunicação como um todo; algumas escolas possibilitam para os alunos de nível mais avançado aulas específicas para exames como IELTS e TOEFL ou Inglês Acadêmico ou Para Negócios sem custo adicional, mas outras escolas tem valores específicos para esses programas (pois em alguns casos a carga horária aumenta). Você pode começar o curso em qualquer segunda-feira do ano, proporcionando bastante liberdade quanto ao seu planejamento pessoal. Quando você planeja ficar mais de 12 semanas na Austrália é necessário aplicar para um visto de estudante, que exige comprovação financeira, uma série de documentos pessoais e talvez até exames médicos. Esse visto proporciona uma permissão de trabalho de 40h a cada 15 dias, o que significa, na prática, possibilidade de trabalhar 20h por semana. Quanto ao pagamento, você precisará pagar pelo curso todo antes de aplicar para o visto, pois ele está condicionado ao pagamento.

Intercâmbio de Curso Técnico (VET)

Se você puder provar, através de um teste de nivelamento ou exame de proficiência, que possui nível intermediário-avançado de inglês, um curso técnico na Austrália pode ser a opção mais interessante para você tanto no lado financeiro quanto na empregabilidade. Os cursos são nas áreas mais necessárias na Austrália, como administração, finanças, hospitalidade, gestão de projetos, liderança, marketing e vendas, por exemplo. A duração do curso é FIXA e as datas de início são pré-determinadas na maioria das escolas; isso quer dizer que seu visto de estudante estará atrelado ao curso e você deverá planejar a sua ida para a Austrália com mais atenção. O curso mais curto é de 24 semanas, e o mais longo tem mais de 02 anos. O pagamento dos cursos mais curtos precisará ser feito todo antes da aplicação do visto, e dos cursos mais curtos pode ser feito em parcelas (2 partes dele normalmente é pago aqui no Brasil e o restante na Austrália).

Intercâmbio para Estudar Inglês e Cuidar de Crianças (Demi Pair)

Este progama tem duração mínima de 13 semanas e tem condições bem interessantes. Você paga apenas uma taxa fixa para conseguir a família (que irá hospedar você e na qual você trabalhará como cuidador(a)), o valor do curso de inglês que você estudará, o visto e as passagens aéreas. As maiores vantagens são a isenção do pagamento de acomodação, porque você irá morar com a família, e a desnecessidade de procurar emprego, porque você irá cuidar das crianças da família e receberá por isso. 

  • DÚVIDAS FREQUENTES

No que posso trabalhar?

Isso dependerá do seu nível de inglês, mas as áreas principais são: comércio, restaurantes, cafeterias, hotelaria, mercados, etc.

Tenho direito a férias no curso?

Sim, dependendo da duração do curso. Caso você feche um pacote de 14 semanas de inglês, por exemplo, você provavelmente ganhará permissão de 4 semanas extra, nas quais você poderá tirar férias ao fim do curso ou no meio do curso (conforme combinações com a escola). Caso você faça um VET, a escola irá lhe passar as datas que já estão acertadas de breaks, que são, usualmente, 2 semanas de férias a cada 8 semanas. É importante destacar que no caso dos VETS isso entra na duração total do curso (um curso de 24 semanas não é 24 semanas de aula em si, os breaks estão inclusos na duração total).

Qual a média salarial?

14-15 dólares australianos/hora.

Qual a escolaridade mínima?

Você precisa ter ensino médio completo.

Há um requisito quanto à reserva de acomodação?

Sim, é recomendado que você tenha reservado pelo menos 02 semanas de acomodação, para que você mostre na imigração e não tenha problemas para entrar no país. Essa acomodação pode ser casa de família, hostel, hotel, residência estudantil ou você pode ficar com amigos que conheça no país (caso se aplique), sendo necessário apresentar uma carta com os dados dessa pessoa.

E as passagens aéreas?

Você precisará comprar ida e volta (sem exceções). Atente-se para a possibilidade de remarcar as passagens e a política de reembolso de cada companhia aérea.

E o seguro-saúde?

É OBRIGATÓRIO adquirir seguro-saúde governamental, chamado OSHC, para toda a duração da sua estadia. Esse seguro irá cobrir ou custear parte das suas despesas médicas, com remédios e exames. Temos disponíveis diversas empresas com apólices diferentes e podemos auxiliar você nessa escolha. Sem esse seguro você não consegue aplicar para o seu visto de estudante.

E o visto?

Nós iremos auxiliar você a entender o processo do visto, quais os documentos necessários e o prazo para aplicação de acordo com o seu planejamento. Quem faz a aplicação é a nossa empresa parceira Sul Vistos, e o valor atualizado do visto você pode conferir no site deles.

Outros Tipos de Intercâmbio para a Austrália

Além das opções mencionadas nós organizamos programas de mochilão, ensino médio, estágio, graduação e pós-graduação. Entre em contato!

Ficou com dúvida? Quer receber alguns orçamentos e começar o seu planejamento? Entre em contato conosco pelo Whatsapp clicando aqui ou preencha a nossa ficha de contato clicando aqui.